domingo, 3 de julho de 2011

Pista Encontrada no Museu Igreja Pinheiro Preto

Museu Igreja Pinheiro Preto

77 – 138 – 291 – 15 – 24 – 275 – 183 – 292 – 32 – 224
17 – 272 – 131 – 258 – 107 – 120 – 56 - 206
284 – 226 – 60 – 186 – 79 – 195 - 80
Esta bela igreja é muito antiga, em arquitetura típica italiana, construída toda em madeira, e de grande beleza.

Nela está guardada boa parte da História dos imigrantes que colonizaram a região a partir de 1920, e conta um pouco sobre a colonização no oeste de Santa Catarina e do município de Concórdia.
No local existe um acervo de fotografias de casas da antiga comunidade, objetos sacros e também alguns utensílios que fizeram parte do dia-a-dia do homem agricultor, em homenagem aos verdadeiros desbravadores desta terra.

Estava originalmente localizada na comunidade de Pinheiro Preto. A comunidade de Pinheiro Preto localizava-se no interior do município de Concórdia, região que foi atingida e inundada pela Barragem da Usina Hidrelétrica de Itá, que gerou na região um grande lago, sendo que a comunidade desapareceu por causa do alagamento da região.

Antes da formação do lago, e consequente inundação da comunidade de Pinheiro Preto, a Igreja de Pinheiro Preto foi relocada para a cidade, e reconstruída no bairro dos Industriários, próximo à Escola Waldemar Pfeiffer. A Igreja foi preservada e relocada a este novo local devido à preocupação com a preservação  de seu alto valor histórico e também pela sua beleza arquitetônica. A partir de então, passou a funcionar como um museu. Outros objetos e plantas da comunidade também foram trazidos.

Atualmente, está em um local em meio à natureza. Na área externa existe um bosque com orquídeas e bromélias retiradas de Pinheiro Preto e de outras regiões alagadas e plantadas no local. A vegetação que circunda a Igreja/Museu, atrai pássaros e insetos, tornando o local aprazível.

Devido a suas características, este local é de grade interesse para a pesquisa escolar, permitindo a alunos e professores que vem procurar o local, aliar a área da ciência com a pesquisa histórica e mesmo geográfica. Mostra na construção humana, a história, e na união com a natureza, a ciência e o meio ambiente.

Horário de Visitação: de segunda a sexta-feira, das 13h15 às 16h45.
Fone: (49) 3442.1772
Localização: Rua Silvino Ciarini, Bairro dos Industriários, próximo à Escola Waldemar Pfeiffer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário